sábado, 21 de junho de 2014

Zé Pessimista - Projeto Tiras - Ed. Abril - 1979

Na tira acima, Izomar faz menção a Adelino João da Silva, mais conhecido como Silki - O faquir (São Francisco de Paula, 1922 - Poá, 15 de Junho de 1998), artista de circo e faquir brasileiro, recordista mundial por quatro vezes que, alguns anos antes, bateu seu último recorde, permanecendo por 115 dias sem comer em uma tenda montada no largo do Paissandu, em São Paulo.


Zé Pessimista, como o próprio nome diz, é o típico sujeito sempre pronto a ver o lado ruim das coisas, em qualquer que seja a situação, e o que é pior, vai contaminando todos à sua volta. 

"Zé Pessimista - é definitivamente um derrotado. Seu próprio nome indica sua principal característica. Por mais que se tente, é impossivel fazê-Io acreditar que ainda resta algo de bom, alegre, belo e feliz na vida. Seu pessimismo é tão grande que chega até mesmo a contagiar os que o cercam. Seu mundo não tem fronteiras e, desta maneira, nem mesmo o tempo ou o espaço conseguem mudar sua personalidade. Assim, ele pode tanto encarnar personagens históricos como participar de momentos importantes da história da civilização, sem nunca perder o pessimismo que o caracteriza".

Imaginado por Izomar Camargo Guilherme para a primeira fase do Projeto Tiras da Editora Abril, que no final dos anos 70, visava criar uma agência distribuidora nos moldes dos syndicates norte-americanos, utilizando profissionais contratados da casa.

A intenção era atingir jornais de cidades do interior do país. Infelizmente, na época, a imensa maioria desses pequenos jornais era feita por processos tipográficos, o que obrigava a confecção de clichês em metal encarecerendo imensamente a reprodução das tiras e foi um dos fatores do fracasso da empreitada.

"Izomar - nasceu em Botucatu, interior de São Paulo, no dia primeiro de dezembro de 1938. Iniciou sua vida profissional em 1959, como desenhista da revista Fuzarca e Torresmo. Especializou-se em histórias em quadrinhos infantis, publicando por vários anos nas revistas Fantasia e Contos de Fadas. Em 1968, entrou para a Editora Abril para desenhar histórias em quadrinhos do Zé Carioca de Walt Disney. Anos depois passou a desenhar para a revista Recreio, tendo sido um dos primeiros desenhistas desta publicação, fato que até hoje muito o envaidece. Também chefiou o Departamento de Arte, responsável pelas publicações das revistas Pato Donald, Mickey, Tio Patinhas, Zé Carioca e outras. Atualmente (1979) exerce o cargo de Diretor de Arte".

Nenhum comentário: