sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Branco e Moreno - O Estado de S. Paulo - 1986

De volta ao Brasil, depois de uma bem sucedida carreira na França, onde foi um dos pilares da revista Metal Hurlant/Heavy Metal, o desenhista Alain Voss criou para o jornal O Estado de São Paulo, em setembro de 1986, Uma aventura de Branco e Moreno - Goula, em capítulos diários publicados pelo Caderno 2.

Na história, os jornalista Branco e Moreno, à procura de uma boa matéria, entram em contato com o Prof. Von Stroheim que havia acabado de realizar um experimento no qual criara Goula, uma gigantesca mulher artificial.

Descontrolada, Goula sai pela cidade causando enorme destruição. O ex-presidente Jânio Quadros, na época prefeito de São Paulo, tem uma grande participação na aventura.

O forte da narrativa é a apresentação de importantes pontos da cidade, como a avenida Paulista, o parque do Ibirapuera e o estádio do Pacaembu.

..........................................................

Sobre o autor, a enciclopédia digital Lambiek oferece a seguinte biografia:

Alain Voss, ou Al Voss, artista francês nascido em 1946 e criado no Brasil. Publicou seus primeiro trabalhos na década de 1960 em revistas brasileiras como O Loco (Editora Taika) e O Careca. Mudou-se para a França em 1972, onde esteve presente na Métal Hurlant com quadrinhos como 'Heilman', 'Lokyia' e uma série de paródias chamada 'Parodies de Al Voss'. Essas paródias de famosos heróis cômicos como 'Popeye' de E.C. Segar, 'Astérix' de Albert Uderzo, 'The Smurfs' de Peyo, 'Blueberry' de Jean Giraud e 'Superman' de Siegel & Shuster foram coletados em álbuns da Les Humanoïdes Associés. Voss também esteve esporadicamente presente em Charlie Mensuel e Mormoil.

De volta ao Brasil em 1981, contribui para a Inter-Quadrinhos (Editora Ondas) e Monga, a Mulher Gorila (Press-Maciota). Ele também fez trabalhos promocionais e publicitários, bem como capas de álbuns para a banda brasileira Os Mutantes. Voss passou os seus últimos anos em Portugal, onde criou pinturas, livros ilustrados e capas de discos. Apesar de ter sofrido um acidente vascular cerebral em 2009, ele colaborou com a edição brasileira do Le Monde Diplomatique, produziu a história em quadrinhos 'Anarcity' no computador e fez a tira 'Os Zensetos' para Caros Amigos. Alain Voss faleceu após um segundo derrame em maio de 2011.

Nenhum comentário: