quinta-feira, 8 de outubro de 2020

A Vida de Lampeão - A Noite Ilustrada - 1938

Em novembro de 1938 a publicação semanal A Noite Ilustrada começou a editar, em 20 capítulos, esta que até hoje é considerada a primeira biografia em quadrinhos do famigerado bandido Virgulino Ferreira da Silva: O Lampião. Isto bem pouco tempo após sua morte em 27 de julho desse mesmo ano.

'A Vida de Lampeão' foi desenvolvida pelo artista Euclides L. Santos, renomado desenhista, ilustrador e artista plástico. Na aventura é contada detalhadamente a infância e a juventude de Lampião, seu primeiro crime, o assassinato de um desafeto de seu pai, e seu ingresso no bando de Antonio e Manoel Ferreira, e assim prosseguindo por toda a carreira criminosa de Virgulino, até sua morte pelo 2º Batalhão do Regimento Policial de Alagoas.

O trabalho do desenhista Euclides L. Santos é bastante detalhado, embora vá sendo simplificado com o passar das semanas. 

O Lampião apresentado nessa história ainda estava bem longe do bandido social idealizado com o passar dos anos.


Sobre Euclídes sabemos:

Euclides Luís dos Santos nasceu em Mussaré, PE, em 1908. Pintor, desenhista e caricaturista. Veio para o Rio de Janeiro em 1930, juntamente com o desenhista e caricaturista Nestor Silva. Logo publicou seus primeiros desenhos no Para Todos, O Jornal e Diário da Noite, e realizou exposição com seu companheiro de viagem na Sociedade Brasileira de Belas Artes em 1931. No período de 1933 a 1955 colaborou como ilustrador nas páginas de A Noite, A Noite Ilustrada, Vamos Ler! (onde ilustrou o romance Oliver Twist, de Dickens), Carioca, O Cruzeiro, O Malho e Revista da Semana. Herman Lima, que o focalizou na História da Caricatura no Brasil (1963), referiu-se à intensidade de seu trabalho no campo da ilustração. Como pintor recebeu as medalhas de prata e de ouro e o prêmio de viagem ao estrangeiro no Salão Nacional de Belas-Artes, do qual participou em 1964.  

Fonte: Roberto Pontual, Dicionário das Artes Plásticas no Brasil, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1969.


Ilustração de Euclídes Santos para a capa da revista Vamos Ler, 1938.

Euclídes faleceu no Rio de Janeiro no ano 2000.

Para ler a aventura completa clique aqui.

Agradecimentos aos amigos Francisco Dourado e José Antonio Buhrer.

Nenhum comentário: