terça-feira, 5 de novembro de 2019

Machado, o cortante - Correio do Estado - 1992

Machado, o cortante é um personagem criado pelos gaúchos Mendes & Juska (Francisco Juska Filho), roteirista e desenhista respectivamente. Foi publicada no Correio do Estado, de Campo Grande, MS, em 1992, além de muitos outros jornais pelo Brasil, com distribuição da agência Pacatatu.

Os autores definem o personagem como a encarnação do caráter brasileiro e uma versão atual do Amigo da Onça. Na prática Machado libera o “espirito de porco” que temos dentro de nós, dizendo tudo aquilo que gostaríamos de dizer. O personagem é dividido em duas versões: Machado, o cortante e Machadinho, o pequeno cortante.

Como podemos perceber pela imagem abaixo, a série apresentava também vários outros personagens.

Machado foi publicado também na revista Mega Quadrinhos, editora Ortiz, em 1989.


.....................................................................

Sobre o autor: "JUSKA - Brasil (1956)

Francisco Juska Filho nasceu em 1º de setembro, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Como cartunista, teve trabalhos publicados na revista Carrinho e nos jornais O Pasquim e Entrelinhas.

Foi coautor dos livros QI 14 e Tubarão parte II. Participou de várias exposições de humor, e a partir de 1989, tornou-se editor e colaborador de Mega Zine (depois do segundo número Mega Quadrinhos). Sempre com roteiros de Flavio Braga, realizou histórias de excelente nível, onde mistura o cotidiano da classe média com situações eróticas às vezes mórbidas.

Alguns títulos: Sob medida, Bodinho vai ao paraiso, Dulce, Verinha-Verão, Pausa, Oskar Galhão, Os dissolutos, Midia terminal e Deus é de direita. Depois de 1990: Transpirando na Charge (Ed. Fotoletras, 1992) e E nas coxilhas não vai nada? (Câmara Rio-grandense do Livro, 1997) — nesse último, contou com roteiro de Julio Z. Vieira. Colaborou ainda nos álbuns coletivos Separatismo — corta essa! (L&PM, 1993), Humor nunca dantes navegado (Secretaria da Cultura RS/Grafar RS, 2000) e Edição de risco (Ed. Tinta China, 2005)".
Enciclopédia dos Quadrinhos - Goida e André Kleinert, L&PM, 2014

Juska na revista Mega Quadrinhos, 1989.

2 comentários:

Juska Filho disse...

Muito obrigado pela lembrança, Luigi Rocco !!!!

Rafael disse...

Eu era fã das tirinha do "Machado, o Cortante", quando foram publicadas em um jornal aqui do Sul do país.

Gostava muito, se eu souber de algum livro que compile as tiras, vou comprar, com certeza.