terça-feira, 5 de novembro de 2019

Machado, o cortante - Correio do Estado - 1992


Criado pelo cartunista Juska (Francisco Juska Filho), Machado, o cortante, foi publicada no Correio do Estado, de Campo Grande, MS, em 1992, além de muitos outros jornais pelo Brasil, com distribuição da agência Pacatatu. Machado era um professor pra lá de sincero e também não tinha muitos escrúpulos no trato social.


Como podemos perceber pela imagem abaixo, a série apresentava vários outros personagens.


Sobre Juska: "JUSKA - Brasil (1956)

Francisco Juska Filho nasceu em 1º de setembro, em Santo Angelo, no Rio Grande do Sul. Como cartunista, teve trabalhos publicados na revista Carrinho e nos jornais O Pasquim e Entrelinhas.

Foi coautor dos livros QI 14 e Tubarão parte II. Participou de várias exposições de humor, e a partir de 1989, tornou-se editor e colaborador de Megazine (depois do segundo número Mega Quadrinhos). Sempre com roteiros de Flavio Braga, realizou histórias de excelente nível, onde mistura o cotidiano da classe média com situações eróticas às vezes mórbidas.

Alguns títulos: Sob medida, Bodinho vai ao paraiso, Dulce, Verinha-Verão, Pausa, Oskar Galhão, Os dissolutos, Midia terminal e Deus é de direita. Depois de 1990: Transpirando na Charge (Ed. Fotoletras, 1992) e E nas coxilhas não vai nada? (Câmara Rio-grandense do Livro, 1997) — nesse último, contou com roteiro de Julio Z. Vieira. Colaborou ainda nos álbuns coletivos Separatismo — corta essa! (L&PM, 1993), Humor nunca dantes navegado (Secretaria da Cultura RS/Grafar RS, 2000) e Edição de risco (Ed. Tinta China, 2005)".
Enciclopédia dos Quadrinhos - Goida e André Kleinert, L&PM, 2014

Juska na revista Mega Quadrinhos, 1989.

2 comentários:

Juska Filho disse...

Muito obrigado pela lembrança, Luigi Rocco !!!!

Rafael disse...

Eu era fã das tirinha do "Machado, o Cortante", quando foram publicadas em um jornal aqui do Sul do país.

Gostava muito, se eu souber de algum livro que compile as tiras, vou comprar, com certeza.