segunda-feira, 25 de novembro de 2019

João Durão - Notícias Populares - 1973

Criado em 1973 por Ailton Elias para o jornal Notícias Populares, João Durão é um detetive particular que resolve casos familiares, desviando-se espertamente, e às vezes na base da pancada, dos perigos da profissão.
Posteriormente, publicado na revista independente Historieta, o personagem foi sendo desenvolvido até se tornar uma espécie de James Bond dos trópicos, com direito a uma organização criminosa internacional, a Skorpio.
Em 1998, na revista Historieta nº 16 (edição independente), João Durão ganha uma companheira de aventuras, Maria Banto.
Em 2003, na revista Historieta nº 19, João Durão e Maria Banto enfrentam a Skorpio.
A História dos Quadrinhos, por Ailton Elias e Oscar Kern, Historieta nº 01 (5ª série), Gráfica e Editora Oliveira, 1977.

Sobre o autor: Ailton Elias Gonçalves nasceu no dia 22/09/1945 em Rio Grande, RS. Publicou seus primeiros trabalhos, O Homem Justo, de 1969, e A História dos Quadrinhos, com roteiros de Oscar Kern, na revista independente Historieta, editada pelo roteirista no início da década de 1970 ainda de maneira artesanal. A História dos Quadrinhos foi publicada também na revista UAU da editora M&C em 1973.
O Homem Justo, por Ailton Elias e Oscar Kern, Historieta nº 01 (5ª série), Gráfica e Editora Oliveira, 1977.

Largou o emprego de bancário no sul e mudou-se para S. Paulo na tentativa de entrar no mercado de quadrinhos. Em 1973 publicou as aventuras do detetive João Durão no jornal Notícias Populares. Nesse período tornou-se aluno de Ignácio Justo.

Ingressou na agência de propaganda ALMAP, seguindo a carreira de publicitário, apesar disso, continuou a produzir quadrinhos e criou A Brigada das Selvas, um patrulha amazônica, publicada pela primeira vez na revista Historieta nº 3 da GEO em 1980 e que chegou a ter revista própria pela Evictor Editora em 1984 e posteriormente, em 2010, pela editora Júpiter 2.

Para ler uma entrevista com Ailton Elias, clique aqui.
O origem do Homem Justo, por Ailton Elias e Oscar Kern, Historieta nº 02 (5ª série), Gráfica e Editora Oliveira, 1978.

Nenhum comentário: