terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O Espectro - O Jornal - 1969


Mário Monte, jovem e bem sucedido promotor, tenta desbaratar uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Rio de Janeiro... Ele perde a visão durante um atentado para impedir o julgamento de um dos integrantes dessa quadrilha. Reestabelecido, mantém sua recuperação em segredo, com a ajuda do mordomo Jaime. Usando uma malha com a figura de um esqueleto e um resistente fio de seda, torna-se O Espectro e sai para combater o crime e proteger sua amada noiva Vivian em sua Mercedes esporte.

Segundo o blog Quadrinhos Brazukas, de Rômulo Rangel, O Espectro foi publicado no periódico carioca O Jornal, dos Diários Associados, entre 1969 e 1972, criado pelo desenhista Cláudio Almeida.


Apesar de se passar no Rio de Janeiro, a paisagem lembra muito alguma grande cidade norte-americana. Os nomes dos vilões também são bem peculiares, como Zach Martini, Al Luther e Joe Chicago.

O traje d'O Espectro é visivelmente calcado nos anti-heróis italianos Kriminal (de 1964, criado por Magnus e Max Bunker) e Killing (fotonovela de 1966). Nos desenhos podemos observar influências de Jim Holdaway, John Cullen Murphy e John Prentice, mas mesmo assim, a dinâmica das aventuras é formidável e a as histórias são muito bem contadas.


O Espectro foi retomado, com algumas adaptações e mudanças, nos anos 1980 na revista Spektro da editora Vecchi, com roteiros de Almeida e desenhos de Orestes de Oliveira Filho.

O Espectro na revista Spektro n° 20 - editora Vecchi - 1981

Sobre o autor, Claudio Almeida, a Enciclopédia dos Quadrinhos, de Goida e André Kleinert, registra:

"ALMEIDA, Cláudio - Brasil (?) 
Mais conhecido como roteirista e, esporadica­mente, desenhista, Cláudio Almeida dirigiu quase todo seu trabalho para a sátira e paródias. Gozou com programas de TV e novelas em revistas como Crazy (Bloch), Pancada (Abril) e Klik (Ebal), imi­tações da Mad e Sick norte-americanas. Também colaborou nas duas primeiras fases das edições brasileiras da Mad, publicadas respectivamente pela Vecchi e Record". 


Cláudio Almeida na revista Crás n° 5 - editora Abril - 1975

Cláudio Almeida desenha O Judoka para a Ebal em 1973.


Um comentário:

Edificarte disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.