sábado, 24 de junho de 2017

Dr. Macarrão, um figurão - Diário de Natal - 1957




Dr. Macarrão, um figurão
Personagem cômico de autoria de Carlos Estevão, este simpático vigarista vivia contando vantagens, quando na verdade tratava-se de um pobre diabo. Quando falava na alta roda que trabalhava num banco, na realidade era um banco de engraxate.
O Mundo dos Quadrinhos - Ionaldo Cavalcanti - Ed. Símbolo - 1977



CARLOS ESTEVÃO Brasil (1921-1970) 
Carlos Estevão de Souza, por mais de duas décadas, colaborou regularmente na revista O Cruzeiro. Deixou uma obra notável, dotada de fino senso de humor, muita imaginação e criatividade. Ape­sar de ser decididamente humorista (e excelente caricaturista), sempre utilizou em todos os seus trabalhos as técnicas dos quadrinhos, mesmo em narrativas às vezes sem baloons. Foi o criador de séries inesquecíveis e inimitáveis, como "As Aparências Enganam", "Ser Mulher", "Perguntas Inocentes", "As Duas Faces do Homem", "Acredite Querendo" e muitas outras. Além desses temas que se repetiam sistematicamente na revista - mas com constante renovação de ideias e até de técni­cas de desenho -, Carlos Estevão produziu ainda personagens reunidos na revista Dr. Macarra, publicada em 1962/63. 

O personagem que dava título à revista, um malandro metido a granfino refinado, vivia contando vantagens. No primeiro quadrinho, Macarra mentia descaradamente. No segundo, Estevão mostrava a realidade dos fatos. As histórias de Macarra não eram a única atração da revista. Havia ainda As novas aventuras de Shar­leck Halmes (que ironizava as deduções incríveis do personagem original de Conan Doyle) e figuras esporádicas, como Cabo-Frio, o galanteador, Jael, a Martirizada e Pimpo Aragão, o demagogo de Quirikomba.


Além dessa produção intensa, após a morte de Péricles (o criador de O Amigo da Onça, a página mais popular da revista O Cruzeiro), Carlos Estevão assumiu o personagem, mantendo-o até o seu prematuro falecimento em 1970. Em 1981, a Editora Record anunciava o ambicioso plano de reeditar a vastíssima e diversificada obra de Carlos Estevão. Começou com Dr. Macarra (com o título Um Playboy na FEB) e tinha, entre outras narrativas, O misterioso bicéfalo de Frankfurt, da série "As Novas Aventuras de Sharleck Halmes". Em 1986, com seleção e pesquisa de Otacílio d'Assunção Barros (o Ota), saiu o segundo álbum, Ser Mulher, o melhor da ironia feroz de Estevão em histórias variadas. E ficou por aí. Menos de cem páginas de uma produção que chegaria, por baixo, a milhares de páginas.
Enciclopédia dos Quadrinhos - Goida / André Kleinert - Editora L&PM - 2011

Dr. Macarrão, um figurão, foi publicado em forma de tiras diárias entre 1957 e 1960 pelo Diário de Natal e entre 1956 e 1959 pelo Diário de Pernambuco (ambos do grupo Diários Associados).





Nenhum comentário: