sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O Amigo da Onça - Folha da Tarde - 1986

O Amigo da Onça por Jal e Altino Lobo.

O Amigo da Onça por Jal Morettini.

O Amigo da Onça é um personagem criado por Péricles de Andrade Maranhão (1924 - 1961) e publicado pela primeira vez na revista O Cruzeiro em 23 de outubro de 1943.

Satírico, irônico e crítico de costumes, O Amigo da Onça aparece em diversas ocasiões desmascarando seus interlocutores ou colocando-os nas mais embaraçosas situações. 

Após a morte do autor, em 1962, o personagem continuou sendo publicado, desenhado pelos ilustradores Getulio Delphim e Zé Geraldo (José Geraldo Barreto) durante dois anos. Colaboradores da editora na revista Charlie Chan, assinavam "Equipe do Cruzeiro". Após esses dois anos, o cartunista Carlos Estevão passou a desenhar o personagem, até 1972.


O Amigo da Onça pela "Equipe do Cruzeiro"

O Amigo da Onça por Carlos Estevão.


Em 1989 o cartunista Jal (José Alberto Lovetro), com a concordância da Angélica Braga Guimarães, viúva do criador e detentora dos direitos sobre o personagem, retomou a série na revista Semanário da editora Azul, com desenhos de Octávio Cariello.



O Amigo da Onça por Jal e Cariello.


Em seguida Jal propôs o personagem em formato de tiras diárias em parceria com os desenhistas Caco (Carlos Cesar Leal Xavier) e Sergio Morettini (Sergio Raul Morettini) e outros desenhistas. As tiras perduraram por toda a década de 1990 e foram publicadas em diversos jornais como o Hoje em Dia de Belo Horizonte (MG) e A Tribuna de Vitória (ES).


O Amigo da Onça por Jal Caco.

O Amigo da Onça teve pelo menos dois livros publicados pela própria editora O Cruzeiro em 1961 e 1972, um livro publicado pela editora Busca Vida em 1987, uma revista publicada pela editora Parma na década de 1980 e parte das tiras diárias foram reunidas em uma revista lançada pela editora Nova Sampa na década de 1990.

2 comentários:

José Alberto Lovetro disse...

Perfeito Luigi! E agora temos um projeto "NASA" de publicar todas as piadas do Onça, cerca de duas mil, desenhadas apenas pelo Péricles, em um livro com um encarte das HQs do Onça, cerca de 7, como gibi do Onça. E fizemos testes para animações do Onça em 3D com o Carvall. Quem sabe!

Polo Art disse...

Sou muito fã do amigo da onça e desconhecia essas informações. Tenho a edição da edt. Sampa e gostaria de saber quem desenhou a HQ que foi publicada nessa revista. Parabens pelo projeto de lançar todas as charges do Péricles. Tenho certeza que vai ser um sucesso. Abraços!