terça-feira, 5 de agosto de 2014

Os Gênios - 1979

"Os Gênios é uma série de personagens de que você já ouviu falar mas que vai conhecer, agora pelo trabalho de Geandré, de uma forma diferente: o seu lado engraçado."
Assim era apresentada a tira Os Gênios aos seus leitores. Uma das últimas a participar do Projeto Tiras, já numa segunda fase, com o ingresso de autores não pertencentes aos quadros da editora Abril.

Os Gênios foi publicada também na revista semanal Visão entre 1980 e 1981, imagens abaixo.


Sobre Geandré, a biografia no site da SIB diz o seguinte: "Arlindo Rodrigues, profissionalmente conhecido como Geandré, nasceu em Santos em 1951. Cartunista, jornalista, escritor, ilustrador e pintor, iniciou sua carreira no suplemento infantil do jornal A Tribuna (Santos) em 1963. No início da década de 1970 trabalhou na Espanha (Barcelona) e na Suíça (Zurique) - e também expôs seus trabalhos em galerias de arte, sendo premiado no Salão de Humor de Berlim. Publicou humor gráfico nos jornais O Dia, Diário Popular, Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e O Pasquim. Teve seus desenhos impressos nas revistas O Cruzeiro, Vogue, IstoÉ, Playboy, Claudia, Nova, MAD, Visão, Status, Senhor, Planeta, Privé. Retornou ao Brasil em 1975 e lançou um jornal alternativo, o Ovelha Negra. Foi o introdutor da linguagem do cartum no programa “TV Cartum” da TV Cultura. Publicou os livros “Ovelha Negra”, “Qual é a graça”, “Faz me rir”, “Os Marketing Comics”, “Almanaque Collorido”, “O Impeachment”, “E a vida continua”. Autor das tiras Os Gênios, editadas pela Abril, desenvolveu trabalhos em co-autoria com Caetano Veloso (Leãozinho), Ignácio de Loyola Brandão (O homem que espalhou o deserto), Ciro Pellicano (Era uma vez uma Res), e Fernando de Moraes (Chatô áudio livro). Geandré publicou cartuns em house organs e fundou a agência Prática de Comunicação. Criou e editou a publicação Licensing18, pioneira no licenciamento de marcas e personagens".
Geandré faleceu em 17 de julho de 2022.


Geandré na revista Piadas Populares - 1968

Nenhum comentário: