sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

As Aventuras de Zé Fortuna - 1958

Terminada a aventura de Zé Gaiola na Gazeta Esportiva, o desenhista Domingos Pace inicia, em abril de 1958, As Aventuras de Zé Fortuna.

Respondendo a um anúncio de jornal do clube Maracangalha, Zé Fortuna revela-se um grande craque do futebol. Contratado, inicia sua vitoriosa carreira contra vários times internacionais. Percebe-se que a tira espelha a trajetória da Seleção Brasileira na Copa de 1958, vencendo seleções como por exemplo a da URSS sob o nome genérico de Gringolândia, sempre na base do humor e do improviso. 

Sequestrado por um balão do time adversário, Zé Fortuna cai em uma floresta e encontra Xantô, um nativo que também tem o dom de controlar a pelota como ninguém, fazendo uma dobradinha com nosso herói na conquista do título mundial.

Na tira acima participação especial do rinoceronte Cacareco, emprestado pelo Zoológico do Rio de Janeiro ao Zoo de São Paulo, e que viria a ser  eleito vereador em 1959, em um dos mais famosos casos de voto de protesto da nossa história.

2 comentários:

Dyel disse...

Curiosamente, o próprio rinocecente Cacareco,pouco tempo depois, viraria personagem de História Em Quadrinhos de fato, pelas mãos do desenhista João Baptista Queiroz,com a série "Cacareco e Outros Bichos, publicado nas páginas da revista Sissi,da Editora Continental.

Luigi Rocco disse...

E isso mesmo, Dyel. Boa lembrança! abs