sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Xiru Lautério - 1975


Xiru Lautério, personagem criado pelo cartunista Byrata (Jorge Ubiratã da Silva Lopes, Santa Maria, RS, 1953), tem a intenção de contar de forma divertida a vida campeira e mostrar as paisagens do pampa gaúcho. Algumas aventuras porém, tratam de temas específicos como a paleontologia e a história da aviação.

Lautério teve uma jornada atribulada, começou em forma de tiras em 1975 nos jornais O Semanário (Tupanciretã) e Diário Serrano (Cruz Alta). Algumas das tiras foram reunidas na revista Xiru Lautério nº 1 da editora Metrópole em 1978. Em 1986, foi publicada uma série inédita de tiras no jornal A Razão de Santa Maria, chamada Xirú Lautério Contra a Morte. Com o fim da publicação a continuação dessa aventura, Tigre n'Água - Uma Aventura no Rio Jaguari, só foi editada em 2013 em formato de álbum pela editora Rio das Letras de Porto Alegre (ilustração abaixo).

Lautério teve publicados também os álbus: Xiru Lautério e os Dinossauros (2007); Xiru Lautério e os Centauros (2008); Xiru Lautério e os Dinossauros II (2011) e Xiru Lautério Contra a Morte (2012); Xiru Lautério - O Ginete (2015) e Xiru Lautério - O Gigante (2015). Recentemente foi lançado seu oitavo álbum: Xirú Lautério e a Sereia (2023).

A temática presente no trabalho de Byrata se deve principalmente à sua infância, na fazenda Guabiju-Guajá, interior de Tupanciretã, RS. Foi ali, no ambiente no ambiente bucólico do interior gaúcho, onde desenvolveu a atração pelas tradições gauchescas e pela vida rude dos peões campeiros, que serviriam de base para a criação de seu personagem mais célebre, o Xirú Lautério.

Outra influência declarada foi o trabalho do ilustrador argentino Molina Campos (1891 – 1959) e suas ilustrações para calendários que retratavam a tradição campeira argentina.

Acima o visual atual do Xiru em A Sereia.

2 comentários:

Byrata disse...

Mas bah! Que maravilha Luigi Rocco! Muitas gracias pela postagem! "LAUTÉRIO VÉVE" pra sempre na memória e comentários de leitores e apreciadores das HQs nacionais brasileiras! Gratidão infinita!

Byrata

Luigi Rocco disse...

Grande abraço, Byrata!