sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Libório e Betinho - 1993

Libório estreou no jornal Diário Popular de Pelotas (RS) criado pelo cartunista e professor André Macedo (o Alma) em 1993.

O personagem é um estereótipo do gaúcho do passado: machista, rude, mas também ingênuo. Os outros personagens a ele relacionados: Jurema, Betinho, Marta, Cusco e Uóchito são contrapontos a essas características. 

O pai do Libório fugiu de casa, pois não aguentava a ignorância do filho e da esposa. O Libório tem uma filha chamada Marta e três filhos adotados: Betinho, Tina e a vaca Monalisa. É proprietário de um bar chamado Cuia Monstro e tem um funcionário, o Uóchito.

Circulou em três jornais até 2013: Diário Popular de Pelotas, Correio do Povo de Porto Alegre e Jornal da Manhã de Ijuí.

Segundo o Guia dos Quadrinhos: "André Macedo é professor do curso de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação ministrando disciplinas como Direção para Animação e Stop-Motion. Além de docente na UFPel, André Macedo é um cartunista já bem conhecido dos pelotenses. Seus personagens Libório e Betinho por muito tempo habitaram as páginas do jornal Diário Popular e ganharam a simpatia do público integrando o universo cultural de Pelotas. As séries de tirinhas renderam ao autor a publicação de coletâneas dos seus personagens como as Curtas e Grossas do Betinho e do Libório".

Para saber mais sobre o autor clique aqui.

Nenhum comentário: