sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Tina - 1970

Invariavelmente, a personagem Tina de Mauricio de Sousa aparece nos diversos sites da rede como tendo sido criada em 1964, o que é totalmente improvável. A personagem era, no início, uma representante do movimento hippie. Esse movimento jovem que questionava velhos padrões de comportamento e, principalmente, a Guerra do Vietnã (1955-1975), surgiu oficialmente em 1966, e só chegaria ao Brasil com força no final da década de 1960, o que inviabiliza totalmente sua criação na data citada pelos vários sites.

Um texto publicado em 2019, na graphic novel Tina - Respeito, de Fefê Torquato (Panini Comics) esclarece de vez o fato:


Tina apareceu pela primeira vez em 15 de fevereiro de 1970 na capa do suplemento Folhinha de S. Paulo (imagem acima), ainda com um visual bem primitivo e na companhia de personagens coadjuvantes dessa primeira fase, como seus irmãos Toneco e Toim, a avó Vovóca, o papagaio Palestrino e o cachorro Gargarejo.


Tina no Suplemento Quadrinhos.

Em outubro de 1970 Tina surge em uma história de Toneco na revista Mônica nº 06, da editora Abril (imagem abaixo). Em dezembro do mesmo ano, em Mônica nº 8, Tina já aparece em uma história com seu nome.

Tina ganharia sua série regular em quadrinhos em 5 de fevereiro de 1972, já com um visual mais elaborado, no Suplemento Quadrinhos da Folha de S. Paulo. Ocupando a página central do tabloide, era apresentada na horizontal, em tamanho standard, colorida, que quando girada para a leitura mostrava uma das mais belas publicações em quadrinhos dos jornais brasileiros. No rodapé da página geralmente saiam tiras do papagaio Palestrino como complemento.

Rolo e Pipa, seus inseparáveis companheiros de aventuras, aparecem pela primeira vez no rodapé da página de quadrinhos do Horácio na Folhinha (acima), em 9 de julho do mesmo ano. Nas histórias Pipa aparece em 23 de julho e Rolo em 6 de agosto, ambos no Suplemento Quadrinhos. Nessa época as aventuras da personagem se passavam em Salvador - BA, que era uma espécie de quartel general do movimento hippie no Brasil.


Em 1977 Tina, que já vinha sofrendo modificações em seu desenho, deixa de vez o visual hippie, já bem datado, e é apresentada com formas muito mais femininas e roupagem moderna.

Além das páginas dominicais, publicadas em diversos jornais, Tina teve também sua série de tiras diárias e que foram reunidas em As Melhores Piadas da Tina (editora Abril. 1986).


Acima, Tina em tiras diárias, 1978.

Tina teve suas histórias publicadas em diversos almanaques, ganhou revista própria entre 2009 e 2011 e um novo título a partir de 2014.

 

Acima, Tina na capa das Partituras Infantis da Turma da Mônica, Fermata do Brasil e ao lado na capa do LP A Bandinha da Turma da Mônica, RGE/Fermata, ambos de 1971.

Atualmente Maurício descreve assim seus personagens:

Tina - Jovem estudante típica, faz faculdade de jornalismo, mora com os pais e vive às voltas com namorados, passeios e fofocas com seus amigos mais chegados, mas também se preocupa com o mercado de trabalho. Criada em 1970, Tina já foi até hippie, mas passou por muitas mudanças e, hoje, está cada vez mais moderna e inteligente. Embora tenha seus desentendimentos com o Rolo, ele e Pipa são seus melhores amigos.

Rolo - É um jovem descolado, que adora curtir com a galera, pegar uma praia, surfar e sair de rolê com a sua preciosa moto, a Zulmira. Ele está cursando a faculdade e, enquanto não arruma um emprego fixo, pega alguns trabalhos temporários, inclusive como fotógrafo. Seus melhores amigos são a Tina, o Zecão e a Pipa. Foi criado em 1972.

Pipa - É a melhor amiga da Tina. Vive fazendo dieta, mas não resiste a um chocolate. É namorada do Zecão e é muito ciumenta. Foi criada em 1972.

Toneco - É o irmão da Tina. Um menino alegre e otimista. Por ser pré-adolescente, ele tem aventuras de um garoto entre 11 e 14 anos: quer ter namoradas, sair para passear... mas a Tina o contém, por ser ainda muito novo. Adora "passar a conversa" no Rolo, que é sempre vítima da sua esperteza. Foi criado em originalmente 1970 e reformulado nos anos 2000.

Vovóca - É a avó da Tina. Uma velhinha de cabelos brancos, mas com ideias jovens. Está por dentro das atualidades, é supermoderna, arrojada, sem qualquer preconceito. Foi criada em 1970.

E os da primeira fase: 

Gargarejo - É o cãozinho do Toneco que vive ganindo, certo de que está cantando, para horror dos vizinhos. Criado em 1970.

Porcãozinho -  Um cãozinho muito sujo, que fazia par nas tirinhas com o Gargarejo. Criado em 1970.

José Francisco - Ele era um garotinho que dizia poucas palavras. Na maioria das vezes só soltava alguns grunhidos, principalmente quando recebia na boca as comidinhas da irmã Lúcia. Criado em 1970.

3 comentários:

rodineisilveira disse...

Na certa, a Tina deve estar ouvindo um álbum do Alice Cooper no aparelho de som, na página dominical dela de fevereiro de 72, que foi veiculada na Folha.

rodineisilveira disse...

Tina no início, segundo ela:

"Meu nome é Maria Cristina, Tina para os íntimos.
Tenho 14 anos, adoro rock n' roll, faço parte do movimento hippie..."

Inspirada na música Meu nome é Gal (composta por Erasmo & Roberto, que a Gal Costa gravou em 69).

rodineisilveira disse...

Lembro-me de um comercial da Orniex (a mesma do detergente ODD) de 70, apresentando a Tina, sua família, suas mascotes e seus amigos.