sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Sacanésio - 1977


Publicada em 1977 no formato de um painel único, na página de quadrinhos do jornal paulistano Notícias Populares, Sacanésio é uma criação da cartunista Novaes.

Lembrando muito o clássico personagem O Amigo da Onça, de Péricles Maranhão, Sacanésio se diferencia deste por não buscar apenas prejudicar o próximo, muitas vezes Sacanésio faz maldades em proveito próprio, além de apresentar dois dentes caninos proeminentes, o que lhe conferia uma aparência vampiresca.

 ...........................................

Sobre o autor, encontramos em sua página pessoal

Otávio Novaes

Caricaturista, ilustrador, cartunista, artista plástico, paulistano, budista,  pisciano no zodíaco e cavalo no horóscopo chinês.

Sou filho de chargista, o Otávio, que trabalhou no jornal Última Hora do grande Samuel Wayner. Comecei no extinto jornal Notícias Populares em 1973.

Em 1976 meu primeiro registro em carteira, na Folha da Tarde, que mudou seu nome para  Agora. Saí em 1991 e tive uma rápida passagem pelo Jornal da Tarde. No mesmo ano fui para a Gazeta Mercantil que encerrou suas atividades em 2009. Paralelamente publicava charges no Jornal do Brasil até 2008 e uma página de humor na revista Forbes Brasil.

Ganhei o prêmio HQMix com um álbum de charges em forma de tiras diárias, chamado SIR NEY, que conta a história do mandato do presidente Sarney. No mesmo ano, 1991, ganhei o prêmio Ângelo Agostini como melhor roteirista de tira cômica, pelo mesmo personagem e, em 2011, fui homenageado pela AQC recebendo a medalha Jayme Cortez como mestre do quadrinho nacional.

Para conhecer outras criações de Novaes clique aqui, aqui e aqui


2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luigi Rocco disse...

Olá, Henrique. Obrigado pelo comentário. É verdade, as tiras do NP são muito subestimadas. Grande abraço!