O típico profeta do apocalipse, Josué foi criado pelo cartunista Luscar para as páginas do jornal paulistano A Gazeta em 1969. Ele fazia parte da tira Blá-Blá-Blá e representava bem aqueles tempos difíceis e desesperançados.
Josué foi publicado também na revista masculina Blá-Blá-Blá da editora Taika em 1970.
Segundo o site Guia dos Quadrinhos: "Luscar (1949-2022) - Paulista de Salto, Luiz Carlos dos Santos iniciou profissionalmente em 1969, no “Almanaque do Biotônico Fontoura”. Colaborou depois, como cartunista (e às vezes desenhista) em “Visão”, “Ficção em Quadrinhos” e “O Bicho”".
Luscar nos presenteou também com a tira Dr. Baixada.
2 comentários:
Bom dia. Gostaria de saber, se possível, onde você teve acesso ao jornal A Gazeta e, mais especificamente, à informações sobre o trabalho do Luscar? Tem algum livro que fale sobre ele de forma aprofundada? Pergunto pois me interessei sobre o trabalho dele durante esse período n'A Gazeta, mas não encontro o jornal de forma digitalizada para poder ler as tirinhas. :(
Olá, Raio. Obrigado pelos comentários. Realmente não há versão digitalizada do jornal A Gazeta para leitura online. Também não conheço livro algum que fale sobre o Luscar de forma aprofundada, mas a editora Criativo lançou recentemente um edição do Dr. Baixada que eventualmente possa ter outras informações sobre ele. Grande abraço!
Postar um comentário