sábado, 25 de novembro de 2017

O Último dos Tatuís - 1985


"Tatuí é uma espécie de crustáceo que habita praias arenosas, fazendo escavações na areia. São encontrados na zona de arrebentação das praias do Brasil, onde vivem enterrados na areia, a pouca profundidade. Sua presença é um indicador da qualidade ambiental de uma praia: praias com um certo grau de poluição ou de presença humana não costumam mais apresentar tatuís".

O Último dos Tatuís é uma criação do cartunista Argil (Gilberto Mauro Rodrigues) e trata, com bastante veemência e crítica, do problema ambiental dos mares brasileiros. O Tatuí vive em uma praia devastada e entulhada de lixo!

Foi publicado no jornal Quadra da Praia (RJ) em 1985 e em livro em 1987 com impressão da editora Ebal

Segundo o editor Otacílio D'Assunção Barros (Ota), Argil já é falecido.

Charge de Argil, ELEIÇÕES - Rio, Novembro de 1986. Vê-se as opções para o Governo do estado, o vencedor Moreira Franco, Gabeira, Agnaldo Timóteo e Sinwal Palmeira.

Charge de Argil para o jornal Última Hora, 1987.



Jornal Verve, década de 1980.
 
 
 
Agradecimentos ao amigo João Antônio Buhrer.

5 comentários:

rdxy50 disse...

Caro Luigi Rocco, gostei muito do blog. Muito interessante. Realmente algo novo na internet. Espero que o teu trabalho possa crescer mais, pois merece! Eu me lembro de outras tirinhas do "Notícias Populares", dois super-heróis: um, chamado "Laserman" (um visual meio Homem de Ferro, meio Jaspion [por conta da máscara]) e o outro, "O Gato" (parecido com o Pantera Negra, da Marvel). Se você dispõe de informações sobre eles, nos informe, ok? Parabéns!

Luigi Rocco disse...

Olá, Davi, obrigado pela visita. Realmente o Notícias Populares é um problema. Foram centenas de séries publicadas, mas, infelizmente, é bastante difícil encontrar esse material. Não me lembro das tiras de que você fala, mas se souber de algo faço uma postagem. abs

Caíto Rudge (Têtoùx) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luigi Rocco disse...

Olá, Davi Domingues. Laserman no Tiras Memory. Dê uma olhada!

http://tvmemory.blogspot.com/2019/03/laserman-noticias-populares-1985.html

abs

Luigi Rocco disse...

O Gato e O Guardião no Tiras Memory:
http://tvmemory.blogspot.com/2020/09/o-guardiao-noticias-populares-1987.html