terça-feira, 30 de maio de 2017

Esquadrão Cinco - Notícias Populares - 1984


Dono de uma inesgotável capacidade criativa, o cartunista Roger (Rogério Silva dos Reis) estreou no jornal Notícias Populares com a série Esquadrão Cinco.



Segundo o próprio autor: "Esquadrão Cinco foi a minha tira de estreia no Noticias Populares.

Inicialmente desenhada a nanquim sobre papel canson, hábito que em pouco tempo descartei. Os requisitos de definição exigidos pelo jornal não necessitavam de muito grau de detalhismo, por isso eu passei a desenha-la com canetas Pilot e Futura sobre papel sulfite, técnica que mantive durante todo o meu tempo no Notícias, pela velocidade que conseguia na execução da arte.


Esquadrão Cinco contava a história de um grupo secreto de cinco agentes nacionais, em missões onde a polícia não poderia atuar. Foi a "nave mãe" de onde partiram tempos depois as séries Espionagem e Agente Ômega, em spin-offs com personagens remanescentes da série principal.


Os vilões eram personificados pela organização terrorista SOMBRA, que tinha no Caveira seu líder supremo e em Número Um o principal e mais treinado agente das forças do mal. (Qualquer semelhança com a organização SPECTRE de James Bond não é mera coincidência!)


A série visava preencher uma lacuna nas HQ nacionais, sempre carente de espiões e agentes secretos. Haviam histórias de James Bond, Mata Hari e Modesty Blaise nos quadrinhos, e "Agente da Uncle"  e "Departamento S" na TV,  mas praticamente nada nacional, e Esquadrão Cinco surgiu com personagens brasileiros e paisagens nacionais, o que era uma grande novidade".






Um comentário:

Dourado disse...

Excelente trabalho de resgate.

Gosto do seu blog, apesar deu estar concentrado mais no século XIX.

abraço

http://agaqueretro.blogspot.com.br/