segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Preto no Branco - Diário da Noite - 1948



Usando apenas silhuetas e uma frase sob a ilustração, Mário Jaci (Mário Jaci Monteiro, 1923-2014), na série Preto no Branco, fazia humor usando o antagonismo entre desenho e texto.



Publicada a partir de 1948 no Diário da Noite, do Rio de Janeiro.



Mário Jaci, veterano desenhista brasileiro começou colaborando em O Tico-Tico em 1938, trabalhou também para O Globo Juvenil, Mirim e Suplemento Juvenil entre outras publicações.



No Diário da Noite publicou também Diana, a caçadora.



Preto no Branco foi publicada no livro Diana, de 1993, em edição do autor, impressa pelo Ebal. Em sua apresentação podemos ler: 

"MÁRIO JACI, NICODEMUS e IBN AL RACHID são uma só pessoa (Mário Figueredo Jaci Monteiro).


Em 1993 completei 70 voltas em torno do Sol; 55 das quais dedicadas ao desenho de quadrinhos, de arquitetura, topografia, hidráulica pluvial e de alguns telescópios que construí.

Primeiros quadrinhos publicados: em 38, o Tesouro de Ricardo; em 39, Zequinha na Lua (escrito por minha irmã, a poeta e jornalista Conceptta Jacy Monteiro, então com 13 anos), ambos no O TICO-TICO, e Aventuras do capitão Blood, no MIRIM.

Aqui recordo o "velho" amigo Aizen, que comprou sem titubear o Capitão Blood (os desenhos não eram grande coisa, abrindo-me caminho a um trabalho remunerado semanalmente durante cerca de 5 anos, que me permitiu estudar e sobreviver. Treze anos depois, colaborando em 19 jornais e revistas do Rio e proje­tando hidráulica, comprei meu primeiro apartamento.

Não incluí várias historietas, como as de RATAPLAN (A rosa negra, A legião do deserto, O mistério do farol, Osório, o Centauro dos Pampas e outras), de ESTRELA (Maria Quitéria, mulher­ soldado etc), O GURI (Zumbi dos Palmares, 1942-44) e GLOBO JUVENIL (FEB: Campanha da Itália, 1945) - cujos originais não resistiram ao tempo, perderam-se, ou foram doados à GIBITECA de Curitiba.

Muita coisa não consegui publicar, como os desenhos desta página, datados de 1957, e ainda atuais.

O Animal Místico, 230 páginas ilustradas, teve como base a História das Civilizações, de Will Durant. Alguns desenhos foram copiados de La Epopeya del Hombre (57), e India, People and Places (65) etc.

Os desenhos animados (38) são do chamado projetor Barlam. Siga a direção da seta, pata ter a idéia de movimento.

Algumas historietas foram requadrinizadas. Em Mania de Viajar e Diana estão, lado a lado, desenhos feitos agora e os de 40 anos atrás".






Nenhum comentário: