terça-feira, 21 de outubro de 2014

Bumbá, o boi - Jornal do Brasil - 1973


Bumbá, o boi, apareceu em 1973 no suplemento infantil JBzinho do Jornal do Brasil. A partir de 1975 tornou-se personagem fixo da revista O Bicho.

A série, criada pelo cartunista Coentro, contava com personagens do folclore como o Caipora e o próprio boi Bumbá. No princípio seguia a linha de histórias infantis, mas ao mudar-se para a revista O Bicho, assume um tom de crítica à indústria cultural e aos problemas criados pela urbanização.

Segundo a Antologia Brasileira de Humor (L&PM, 1976): João Carlos de Oliveira Coentro nasceu em 7 de setembro de 1949, no Rio de Janeiro. Iniciou profissionalmente em 1971, no jornal Última Hora (Caderno de Comunicação). Colaborou no Pasquim e em diversos jornais e revistas do país. Participou da Enciclopédia del Humor (Colômbia, 1975).

Coentro já é falecido.




Abaixo, Bumbá na revista O Bicho em 1975.



Um comentário:

Marcelo disse...

Um cara como poucos ... o melhor ser, homem, que conheci em minha vida . Talentoso demais . Engraçado, divertido, espirituoso . Extremamente articulado e inteligentíssimo !! Foi um homem ímpar !! Excelente postura e caráter, digno, ultra-humano, absolutamente solidário, ótimo amigo, totalmente desprovido de matéria . Um altruísta . Quem não teve a oportunidade de conviver com esse cara único ... perdeu . Viva, para sempre, João Coentro !!!