sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Punkadinha - 2005

As aventuras de um garoto punk, Punkadinha foi publicado a partir do início dos anos 2000 no Gaz+, suplemento juvenil da Gazeta do Povo, de Curitiba - PR. Definido por seu autor, o cartunista Benett, dessa maneira: “Um punk dos dias de hoje, com maquiagem na cara, mas que não ouve Good Charlotte, apesar de ter uma tara incrível pela Avril Lavigne”. 

Sobre Benett (1974): Chargista do jornal Folha de S.Paulo e vencedor do Salão de Humor de Piracicaba na categoria Tiras em Quadrinhos, Benett editou a revista Zongo Cômiques (2006), edição única que reuniu suas tiras, além de textos e trabalhos de outros cartunistas do país. 

Entre 1995 e 2017, publicou charges e diversas séries de tiras diárias na Gazeta do Povo. Entre elas, Salmonelas e Benett-o-matic, na qual o personagem principal era o próprio autor falando das coisas de sua vida. Esse material foi reunido na antologia Benett apavora! — Tiras infames e desenhos encardidos para toda família disfuncional (2007).

Outra série que teve um volume impresso foi Amok — Cabeça, tronco e membros (2013), sobre um jovem psicopata que faz brincadeiras mortais com seus “amiguinhos”.

Para saber mais, clique aqui.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Rolmops & Catchup - 1987

Rolmops & Catchup são dois mendigos vistos sempre juntos a uma fogueira ou acorrentados numa parede, discorrendo sobre o cotidiano e a política.

Criados pelo cartunista Pancho, começaram a aparecer em 1987 no Correio de Notícias (PR).

..................................

Sobre o autor: Francisco Camargo (1946), ou simplesmente Pancho, apelido de infância, já publicava charges em 1963, na sucursal curitibana do jornal Última Hora — Edição Paraná, onde ingressou como contínuo. Em 1967, desenhou três gibis de distribuição gratuita patrocinados por uma tradicional marca de café — o Café Alvorada. Escritos pelo então radialista Maurício Fruet, que viria a se tornar prefeito de Curitiba, os gibis abordavam a cada edição um time diferente: Clube Atlético Paranaense, Coritiba FC e Clube Atlético Ferroviário, mas a série só durou três números.

No ano seguinte, 1968, foi contratado como repórter no jornal O Estado do Paraná, em que se tornou o seu primeiro chargista. 

Permaneceu até 1987, quando foi para o Correio de Notícias, tornando-se chefe de redação e, além de colaborar com a Tribuna do Paraná, continuou realizando charges e começou a criar as tiras de Rolmops & Catchup.

Mudou para a Gazeta do Povo em 1993, onde suas tiras se tornaram diárias. A série teve uma interrupção em 2010, retornando no ano seguinte e se mantendo até 2017, parando somente quando a versão diária e impressa da Gazeta foi cancelada.

Para saber mais, clique aqui.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Só Dando Gizada - 2004

Criados pelo cartunista Djota Carvalho, Doug, Bobrinha e seus amigos são um grupo de estudantes, que junto à sua professora Dona Lalá, vivem aprontando em seu ambiente escolar, e também fora dele, na série Só Dando Gizada, publicadas durante sete anos e meio no Correio Popular, de Campinas (SP), desde o início dos anos 2000. Divertida e inteligente a série se aproveita do know-how do autor com suas experiências nas salas de aula.

As tiras também foram publicadas nos livros da coleção Tiras de Letra da editora Virgo.

DJota Carvalho é professor de Comunicação, jornalista e cartunista. Formou-se em jornalismo pela PUC-Campinas, onde leciona desde 2000, é mestre em Educação pela Unicamp e profere palestras em todo o Brasil sobre a utilização dos quadrinhos em sala de aula e temas correlatos. Como cartunista, publicou diariamente as tiras “Só Dando Gizada” no jornal Correio Popular, de Campinas. Tem ainda um site voltado para o tema (www.mundohq.com.br) e fala sobre o universo dos quadrinhos todas as sextas-feiras no programa Sexta Cultural, da Rádio Educativa de Campinas. Djota também é autor do livro A Educação Está no Gibi da Papirus Editora.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Bexiga - 2001

Bexiga, um hipocondríaco inveterado sempre buscando o aspecto patológico de sua vida. Com um humor bastante aguçado e um traço engraçadíssimo, o cartunista Souza criou esta série para o Diário do Norte de Apucarana (PR) em 2001.