"VIRGÍNlA ZIPF - Uma ótima experiência feita pela revista Fairplay, da Efecê editora, em 1967.
Com argumentos de Roberto Duailibi e ilustrações de Pierre Rousselet, esta série sem conseguir fugir às influências de Barbarella, Jodelle e Phoebe Zeit-Geist, conforme depoimento do próprio autor, narra de maneira satírica a ação de uma agente secreta juntamente com sua amiga Juno e o robô Tossê, no planeta Phyn.
A destacar o grafismo de boa qualidade de Rousselet".
O Mundo dos Quadrinhos - Ionaldo Cavalcanti - editora Símbolo - 1977
Anúncio produzido por Rousselet em sua agência, a HotShop.
Em entrevista, Roberto Duailib declarou: "A Virgínia Zipf era uma personagem interplanetária, absolutamente livre, bonita pra
burro... cujo desenhista era um rapaz chamado Pierre Rousselet,
que tinha um traço maravilhoso e trabalhava na Metro 3 exatamente como ilustrador. Eu
escrevia e ele desenhava".
Sobre os autores sabemos que eram ligados ao mundo da publicidade, Pierre Rousselet foi diretor de arte da Standard-SP em 1977, tendo recebido diversos prêmios na área. Roberto Duailibi (1935) é formado pela Escola de Propaganda de São Paulo. Iniciou sua carreira em 1952, na Colgate - Palmolive. A partir de 1956 trabalhou como redator em agências como CIN - Companhia de Incremento de Negócios (atual Leo Burnett Publicidade Ltda), JWT, McCann Ericson e na Standard Propaganda (Atual Ogilvy & Mather), onde foi vice-presidente de criação. Em 1968 associou-se a José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti na formação da DPZ , uma das maiores e mais premiadas agências publicitárias do país. Eleito "Publicitário do Ano" em 1969, no Prêmio Colunistas.
Agradecimentos ao amigo João Antonio Buhrer pela imagem do anúncio.
Sim eles foram excepcionais, FairPlay foi a primeira revista tipo PlayBoy (proibida no Brasil na época) que quebrou o tabu e a censura da ditadura. Se hoje o Brasil tem a liberdade que tem foi graças a estes precursores da Metro3, agencia de publicidade que explodiu e logo se transformou em DPZ, símbolo de avanguard. Alem de criador de outras campanhas Pierre Rousselet ilustrava Virgínia Zipf com o melhor nível de arte, equiparado ao europeu. Pierre Rousselet foi um expoente na publicidade brasileira com trabalhos que inspiraram Hans Donner (Globo) a sair da Alemanha de mudança para o Brasil e, ganhador de vários prêmios em Cannes, Clio no EUA alem de ser convidado a participar de varias bienais europeias de publicidade. Um dos únicos artistas a ter dois trabalhos expostos ao mesmo tempo numa bienal europeia. Mais tarde se tornou socio fundador da HotShop com Carlos Duailibi que era na verdade um braço da DPZ a qual havia crescido e não tinha lugar para duas contas de chocolate por exemplo. Na HotShop Pierre Rousselet em dupla de criação com Fernando Portela (redação) criaram e produziram peças de publicidade como Tang, filme premiado em Cannes. Jean Pierre Rousselet
ResponderExcluirObrigado, Rousselet, pela bela complementação à postagem.
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