sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Tuca - Projeto Tiras - 1979


Criado pelo desenhista Jorge Kato, para o Projeto Tiras da editora Abril, em 1979, "Tuca é um cachorrinho simpático que encara a vida de uma forma simples e singela. As vezes participa do mundo de seus donos, os seres humanos, encarando suas atitudes sob um ponto de vista diferente e engraçado, e vivendo histórias muito divertidas. Dessa maneira, as aventuras do Tuca conseguem mostrar sempre o lado positivo e o lado negativo da vida, sem que o personagem perca suas características originais de cachorro, o que lhe garante uma sensibilidade toda especial. E, através desse método, o humorista acaba fornecendo ao leitor um quadro original do mundo que o cerca, mostrando as situações absurdas do cotidiano".


Sobre Jorge Kato, o folheto promocional enviado na época aos potenciais clientes descrevia: "Kato nasceu em maio de 1936, na cidade de Bastos, no interior paulista. Veio à capital para fazer o curso de Belas-Artes. Como desenhista iniciou sua carreira como ilustrador de livros didáticos e infantis e desenhou capas para revistas. Desenhou também histórias em quadrinhos para a Argentina e para os Estúdios Disney nos Estados Unidos.

Foi instrutor da escolinha do Grupo Infanto-Juvenil da Editora Abril, criada para descobrir e formar novos desenhistas de histórias em quadrinhos. Dirigiu o Departamento de Arte de publicações de livros e atividades e atualmente é Diretor de Arte do setor de artes e ilustrações".

Jorge Kato em 1962 Historinhas Semanais, editora Abril.

Jorge Kato foi um dos pioneiros artista Disney no Brasil, lendo a Wikipédia ficamos sabendo: "Jorge Kato (Bastos, 1936 - São Paulo, 7 de novembro de 2011) foi o desenhista da primeira história em quadrinhos Disney brasileira, publicada em dezembro de 1959. O desenhista começou a trabalhar na Editora Abril em 1953, como letrista, passando em seguida a desenhar capas das revistas Disney publicadas pela editora.

Na década de 1960, Kato desenhou histórias e capas para diversos personagens Disney. A partir de 1962 passou a adaptar material oriundo dos EUA.

Na década de 1970, Kato foi editor das revistas Disney da Editora Abril e foi, também, professor da Escolinha Disney da Editora, tendo sido responsável pela formação de desenhistas como Euclides Miyaura e Eli Leon.

Kato faleceu no dia 7 de novembro de 2011, a causa da morte não foi divulgada. O desenhista vivia em São Paulo".

Revista Crás nº 2, editora Abril, 1974.

Tuca já havia aparecido no jornal Picolé nº 03 de dezembro de 1976 da própria Abril.


Agradecimentos ao editor e jornalista Wagner Augusto.

Um comentário:

Dyel disse...

Muito legal esta série de postagens sobre os personagens e autores do "Projeto Tiras" da Editora Abril.Espero ver mais!